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Licenças Creative Commons - Tabela de Compatibilidade

29-10-2011 03:36

Através desta tabela, é possível verificar a compatibilidade entre as licenças Creative Commons. A tabela funciona da seguinte forma: Imaginemos que temos uma série de recursos licenciados em Creative Commons e queremos reutilizar, criando algo novo, com que licenças podemos licenciar esse novo recurso?

 

Experimente já esta tabela...

 

 

 

Fonte

Licenças abertas e Creative Commons, EDUCAÇÃO ABERTA (2011)

Disponível em: https://educacaoaberta.org/wiki/index.php/Licen%C3%A7as_abertas_e_Creative_Commons (Consultado a 27/10/2011)

Licenças de Utilização Abertas (Creative Commons)

27-10-2011 18:53

 (Actualizado a 29/10/2011)

Na utilização e criação destes recursos temos de ter em conhecimento dos vários tipos de licenças existentes e suas finalidades. Assim, quem for o autor de um trabalho pode decidir quais licenças que melhor apoiam os objetivos a serem alcançados com a partilha dos materiais/conteúdos disponibilizados. A utilização destas licenças foram concebidas de forma a sustentar maior flexibilidade na partilha de conteúdos, permitindo modificações ou mesmo o uso comercial dos recursos.

 

Os REA's proporcionam uma excelente oportunidade para criar e partilhar materiais educacionais com o mundo. O Creative Commons é uma organização não-governamental que tem como objectivo a elaboração e manutenção de licenças livres que auxiliem na cultura de criação e partilha que tomou força com a expansão mundial da Internet. Hoje as licenças estão maduras, sendo que estas estão na sua  terceira versão, e foram adotadas e adaptadas por mais de 55 países.

 

Através de uma pesquisa achei bastante interessante o video que disponibilizo, pois nele está bem clarificada utilização destas licenças.

 

 

Conheça a Licença Creative Commons

 

"Não há uma licença única no Creative Commons. Em vez disso, existem vários tipos de licença, que permitem liberdades diferentes. A idéia por trás do Creative Commons é permitir que o autor entenda quais os seus direitos. É uma ferramenta que o ajuda a compartilhar suas obras e para que o usuário do recurso entenda quais direitos esta recebendo e de quais os usos que pode fazer de um recurso, sem jargões jurídicos complicados. Independente de qual licença você escolha, ela deve estar indicada claramente em algum lugar do material que você compartilhar."

 

As licenças aqui apresentadas estão ordenadas na ordem de menos para mais restritivas.

 

Atribuição

 (Attribution (BY))
 
 
Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.

 

Atribuição Uso Não-Comercial

(Attribution Noncommercial (BY-NC))

 

Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.

 

Atribuição - Não a Obras Derivadas

(Attribution No Derivatives (BY-ND))

 

Esta licença permite que outros adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença.

 

Atribuição - Partilha pela mesma Licença

(Attribution Share Alike (BY-SA)

 
 

Esta licença permite que outros adaptem, e criem obras derivadas ainda que para fins comerciais, contanto que o crédito seja atribuído ao autor e que essas obras sejam licenciadas sob os mesmos termos. Esta licença é geralmente comparada a licenças de software livre. Todas as obras derivadas devem ser licenciadas sob os mesmos termos desta. Dessa forma, as obras derivadas também poderão ser usadas para fins comerciais.

 

Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha pela mesma Licença

(Attribution Non-commercial Share Alike (BY-NC-SA)

 
 

Esta licença permite que outros adaptem e criem obras derivadas da obra original com fins não comerciais,  contanto que atribuam crédito ao autor e licenciem as novas criações sob os mesmos parâmetros. Outros podem fazer o download ou redistribuir a sua obra da mesma forma que na licença anterior, mas eles também podem traduzir, fazer alterações e elaborar novas histórias com base na original. Toda a nova obra feita com base na original deverá ser licenciada com a mesma licença, de modo que qualquer obra derivada, por natureza, não poderá ser usada para fins comerciais.

 

Atribuição - Uso Não Comercial - Não a Obras Derivadas

(Attribution Non-commercial No Derivatives (BY-NC-ND)

 
 
Esta licença é a mais restritiva dentre as seis licenças principais, permitindo redistribuição. Ela é comumente chamada "propaganda grátis" pois permite que outros façam download das obras e as partilhem, contanto que mencionem e façam o link ao autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem utilizá-la para fins comerciais.

 

Fonte

Licenças abertas e Creative Commons, EDUCAÇÃO ABERTA (2011)

Disponível em: https://educacaoaberta.org/wiki/index.php/Licen%C3%A7as_abertas_e_Creative_Commons (Consultado a 27/10/2011)

Recursos educacionais abertos

27-10-2011 17:57

No inicio desta minha pesquisa, deparei-me com algumas questões gerais que me ajudariam a entender melhor este conceito.

  • O que são estes recursos educacionais aberos?
  • Como consegui-los?
  • Como os podemos utilizar?
  • Que tipos de recursos existem?

 

O que são Recursos Educacionais Abertos?

Segundo alguns autores identificam os Recursos Educacionais Abertos (REA's) ou na teminologia inglêsa (OER's) como sendo "materiais digitais que podem ser re-utilizados para o ensino, aprendizam, pesquisa e muito mais, disponibilizados gratuitamente através de licenças abertas , que permitem usos dos materiais que não seriam facilmente permitidos sob Direitos de Autor (copyright)." WIKIPEDIA (2011)

 

Como conseguir este tipo de recursos?

Quanto à questão de como conseguir adquirir estes recursos, o método utilizado mais comum é recorer à internet efectuando uma pesquisa, contudo, muitos dos recursos já exstentes disponibilizam uma lista de contactos de distribuidores. Normalmente, todos estes recursos estão associados a licenças abertas (que falaremos mais à frente através de um post específico), assim sendo, permite-nos à partida identificar automaticamente este tipo de recursos.

 

 

 

De que forma podemos utilizar estes Recursos?

Na generalidade destes recursos, todos eles fornecem aos seus utilizadores manuais de utilização ou de desenvolvimento assim como muitos deles fornecem informações de distribuição consoante o recurso, uma vez que muitos destes recursos permitem que cada utilizador os personalize e melhore as caracteristicas, funções, entre outros aspectos dos mesmos. Quanto à sua utilização, edição, estes recursos recorrem a licenças que definem essa situação.

 

 

 

Que tipos de REA's existem?

Estes recursos poderão conter conteúdos de aprendizagem como cursos, materiais do curso, módulos de conteúdo, objetos de aprendizagem, coleções e revistas. Podemos ainda identificar ferramentas de construção que incluem software de suporte à criação, entrega, uso e aproveitamento de conteúdos de aprendizagem aberta, Pesquisa e organização de conteúdo, conteúdos e sistemas de gestão de aprendizagem, ferramentas de desenvolvimento de conteúdos e comunidades on-line de aprendizagem. São também considerados materiais sobre as melhores práticas, tais como histórias, publicações, técnicas, métodos, processos, incentivos e distribuição.

 

Fonte

Jimmy Wales, Achal Prabhala, Alan Sohn, Maryana Pinchuk, Brandon Harris, WIKIPEDIA (2011)

Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Open_educational_resources (Consultado a 27/10/2011)

Indicações para a Actividade 1

24-10-2011 15:42

 

TEMA 1: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
Duração: 17 de Outubro a 21 de Novembro
 
Fase 1 - 17 de Outubro a 14 de Novembro 
  • Exploração individual dos recursos disponibilizados; 
  • Decisão sobre qual o aspeto específico dos REAs que vai trabalhar
  • Escolha da equipa (entre 24 e 26 de Outubro).
  • Elaboração em equipa de uma página wiki sobre o aspecto específico dos REAs escolhido.
 
Endereço do wiki: https://are11uab.wikispaces.com (será enviado o convite por e-mail).
 
Fase 2 - 14 a 21 de Novembro 
  • Elaboração de um post no blog sobre as potencialidades e desafios dos Recursos Educacionais Abertos (reflexão pessoal).
 
Actividade 1 - Recursos Educacionais Abertos
 
1) Escrever, em equipa, um artigo tipo Wikipédia, sobre um aspeto específico dos REAs (Adaptar, Construir, Encontrar, Licenciar, Partilhar, Usar)
 
Iremos adotar a organização do wiki criado por Seth Gurell e David Wiley, OER Handbook for Educators 1.0, mas a página a produzir por cada equipa não deverá ser um mero resumo do capítulo correspondente. Antes, espera-se que integrem o material constante nos outros recursos e aquele que decorra de pesquisa desenvolvida pela equipa, numa elaboração própria e original.
 
Endereço do wiki que iremos utilizar: https://are11uab.wikispaces.com (será enviado o convite por e-mail).
 
2) Publicar um post no blog - Potencialidades e desafios dos Recursos Educacionais Abertos.
 
    Dispõe de um Fórum de apoio à Actividade 1, onde pode partilhar ideias e reflexões com os colegas ou colocar eventuais dúvidas.
 
Desenvolvimento da Actividade
 
17 de Outubro a 14 de Novembro
 
O que fazer?
  • Explorar e refletir individualmente sobre os recursos indicados relativos a este tema.
  • Escolher a problemática específica dos REA sobre a qual vai trabalhar (adaptar, construir, encontrar, licenciar, partilhar ou usar). A cada uma destas seis problemáticas corresponde uma equipa. Iremos constituir 4 equipas de 4 elementos e 2 equipas de 5 elementos, para um total de 26 participantes. Escolha, entre os dias 24 e 26 de Outubro, a equipa que pretende integrar, usando a ferramenta de tomada de decisão que será disponibilizada na área de recursos desta atividade.
  • Elaborar, em equipa, uma página wiki sobre a problemática escolhida. O conteúdo da página deverá refletir a compreensão do material explorado e incluir pesquisa desenvolvida pela equipa, bem como uma elaboração própria.
  • Definir com a sua equipa uma metodologia de trabalho e de organização da equipa.
  • Ir colaborando na construção da página, que funciona como um esboço em permanente aperfeiçoamento, onde vai sendo colocado material pelos vários elementos da equipa, que é sucessivamente reelaborado por todos até atingir a forma considerada definitiva. 
  • Todo o processo de colaboração na equipa deve ser desenvolvido na própria página, através da inserção de conteúdo ou reelaboração do já existente. Para discutir aspetos específicos relativos à elaboração da página, devem utilizar o espaço "Discussion" associado a cada página. Se forem utilizados outros meios de colaboração, deverá ser disponibilizado o acesso a essa informação (logs de chats, por exemplo), de modo a que seja possível acompanhar adequadamente o trabalho desenvolvido pela equipa.
  • É fundamental que aceda regularmente ao espaço de trabalho da equipa e à UC para assegurar uma colaboração real e eficaz na elaboração do trabalho.
 
14 a 21 de Novembro
 
O que fazer?
 
Elaborar um post no blog sobre as potencialidades e desafios dos Recursos Educacionais Abertos (reflexão pessoal).Esse post deverá ter uma dimensão aproximada entre 750 e 1000 palavras e ser acompanhado da tag/etiqueta are11.
 
 
Recursos
 
Gurell, Seth (autor) & Wiley, David (editor) (2008). OER Handbook for Educators 1.0. [https://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one]
 
Downes, Stephen (10-2010). Agents Provocateurs. Stephen's Web. 
 
Weller, Martin (2010). Big and Little OER. In Open Ed 2010 Proceedings. Barcelona: UOC, OU, BYU. [https://hdl.handle.net/10609/4851]
 
Wiley, David (27-09-2011). On OER – Beyond Definitions. Iterating toward openness. [https://opencontent.org/blog/archives/2015].
 
Yuan, Li; Macneill, Sheila; & Kraan, Wilbert (2008). Open Educational Resources – Opportunities and Challenges for Higher Education. 

 

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