Indicações para a Actividade 1

24-10-2011 15:42

 

TEMA 1: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
Duração: 17 de Outubro a 21 de Novembro
 
Fase 1 - 17 de Outubro a 14 de Novembro 
  • Exploração individual dos recursos disponibilizados; 
  • Decisão sobre qual o aspeto específico dos REAs que vai trabalhar
  • Escolha da equipa (entre 24 e 26 de Outubro).
  • Elaboração em equipa de uma página wiki sobre o aspecto específico dos REAs escolhido.
 
Endereço do wiki: http://are11uab.wikispaces.com (será enviado o convite por e-mail).
 
Fase 2 - 14 a 21 de Novembro 
  • Elaboração de um post no blog sobre as potencialidades e desafios dos Recursos Educacionais Abertos (reflexão pessoal).
 
Actividade 1 - Recursos Educacionais Abertos
 
1) Escrever, em equipa, um artigo tipo Wikipédia, sobre um aspeto específico dos REAs (Adaptar, Construir, Encontrar, Licenciar, Partilhar, Usar)
 
Iremos adotar a organização do wiki criado por Seth Gurell e David Wiley, OER Handbook for Educators 1.0, mas a página a produzir por cada equipa não deverá ser um mero resumo do capítulo correspondente. Antes, espera-se que integrem o material constante nos outros recursos e aquele que decorra de pesquisa desenvolvida pela equipa, numa elaboração própria e original.
 
Endereço do wiki que iremos utilizar: http://are11uab.wikispaces.com (será enviado o convite por e-mail).
 
2) Publicar um post no blog - Potencialidades e desafios dos Recursos Educacionais Abertos.
 
    Dispõe de um Fórum de apoio à Actividade 1, onde pode partilhar ideias e reflexões com os colegas ou colocar eventuais dúvidas.
 
Desenvolvimento da Actividade
 
17 de Outubro a 14 de Novembro
 
O que fazer?
  • Explorar e refletir individualmente sobre os recursos indicados relativos a este tema.
  • Escolher a problemática específica dos REA sobre a qual vai trabalhar (adaptar, construir, encontrar, licenciar, partilhar ou usar). A cada uma destas seis problemáticas corresponde uma equipa. Iremos constituir 4 equipas de 4 elementos e 2 equipas de 5 elementos, para um total de 26 participantes. Escolha, entre os dias 24 e 26 de Outubro, a equipa que pretende integrar, usando a ferramenta de tomada de decisão que será disponibilizada na área de recursos desta atividade.
  • Elaborar, em equipa, uma página wiki sobre a problemática escolhida. O conteúdo da página deverá refletir a compreensão do material explorado e incluir pesquisa desenvolvida pela equipa, bem como uma elaboração própria.
  • Definir com a sua equipa uma metodologia de trabalho e de organização da equipa.
  • Ir colaborando na construção da página, que funciona como um esboço em permanente aperfeiçoamento, onde vai sendo colocado material pelos vários elementos da equipa, que é sucessivamente reelaborado por todos até atingir a forma considerada definitiva. 
  • Todo o processo de colaboração na equipa deve ser desenvolvido na própria página, através da inserção de conteúdo ou reelaboração do já existente. Para discutir aspetos específicos relativos à elaboração da página, devem utilizar o espaço "Discussion" associado a cada página. Se forem utilizados outros meios de colaboração, deverá ser disponibilizado o acesso a essa informação (logs de chats, por exemplo), de modo a que seja possível acompanhar adequadamente o trabalho desenvolvido pela equipa.
  • É fundamental que aceda regularmente ao espaço de trabalho da equipa e à UC para assegurar uma colaboração real e eficaz na elaboração do trabalho.
 
14 a 21 de Novembro
 
O que fazer?
 
Elaborar um post no blog sobre as potencialidades e desafios dos Recursos Educacionais Abertos (reflexão pessoal).Esse post deverá ter uma dimensão aproximada entre 750 e 1000 palavras e ser acompanhado da tag/etiqueta are11.
 
 
Recursos
 
Gurell, Seth (autor) & Wiley, David (editor) (2008). OER Handbook for Educators 1.0. [http://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one]
 
Downes, Stephen (10-2010). Agents Provocateurs. Stephen's Web. 
 
Weller, Martin (2010). Big and Little OER. In Open Ed 2010 Proceedings. Barcelona: UOC, OU, BYU. [http://hdl.handle.net/10609/4851]
 
Wiley, David (27-09-2011). On OER – Beyond Definitions. Iterating toward openness. [http://opencontent.org/blog/archives/2015].
 
Yuan, Li; Macneill, Sheila; & Kraan, Wilbert (2008). Open Educational Resources – Opportunities and Challenges for Higher Education.