Caracterização das potencialidades dos Hiperespaços

10-02-2012 05:13

 

Para a realização da atividade 4, foi proposto a elaboração de um quadro / tabela ou esquema Individual, caracterizando as potencialidades, elementos específicos, conteúdo virtual e a influência direta dos hiperespaços escolhidos para a educação.

 

Assim sendo, após alguma pesquisa foram selecionados os hiperespaços edmodo e wallwisher para efetuar esta análise onde numa primeira fase foi efetuada uma breve descrição de cada um e posteriormente elaborada uma tabela de forma a efetuar a análise segundo as suas potencialidades. 

 

 

Hiperespaços Escolhidos

      

          www.edmodo.com                         www.wallwisher.com   

 

 

 

Edmodo

O Edmodo é uma das maiores ferramentas de web educativas e aplicativos móveis que já foram lançados na web. Consiste numa "rede social de aprendizagem livre e segura vocacionada para professores, alunos e escolas. Este é disponibilizado através de uma plataforma em tempo real para troca de ideias pois "é um dos melhores meios de comunicação professor-aluno”. O Edmodo permite com que os alunos e professores se mantenham conectados através da emissão de anotações, respondendo a postes, e verificar as mensagens e os próximos eventos e ao mesmo tempo estar longe da sala de aula. Agora é um aplicativo universal que está disponível tanto na web e lançado também em formato móvel. Em suma, Edomod é uma plataforma de micro-blogging adaptado para fins educacionais. Ele é construído em torno da colaboração em grupo fechado, o que significa que só os estudantes que disponham de uma senha podem aceder ou participar no seu grupo.

 

 

Wallwisher

O Wallwisher é uma aplicação web que permite que as pessoas expressem os seus pensamentos sobre um tema comum facilmente. Este é disponibilizado num espaço virtual onde podemos publicar notas curtas de texto, da mesma forma que poderíamos colocar post-it num placard na sala de aula. Contudo, este quadro ou placard de avisos pode ser compartilhado entre as pessoas de todo o mundo, bem como notas de texto onde podemos adicionar imagens, vídeos e links para outros sites.

 

Assim sendo, é uma maneira elegante de obter um espaço compartilhado para recolher ideias das pessoas para um brainstorm, ou para enviar recursos para um tópico. Os alunos podem fazer perguntas sobre um tópico que o professor ou outro colega pode então responder.

 

Análise

Para a consulta da análise efectuada consultar a publicação disponibilizada através do Calaméo:

 

 

Considerações Finais

Recursos educacionais como o edomodo e wallwisher surgem como grandes recursos pedagógicos em que através da sua utilização os alunos, professores e comunidades educativas adquirem novas capacidades e motivações no campo da aprendizagem colaborativa. No entanto, não podemos deixar de salientar que é importante definir objetivos para a forma de como serão utilizados no processo ensino – aprendizagem, sendo que, este é um dos aspetos mais importantes na utilização deste tipo de recursos.

 

As suas características próprias potenciam assim um novo processo educativo, pois para além da sua interatividade e dinamismo presente, proporcionam bons métodos de trabalho e partilha de informação potenciando um estilo de aprendizagem colaborativo.

 

“O ambiente de trabalho deixa de estar no computador pessoal do professor e passa a estar online, sempre acessível, a partir de qualquer lugar do planeta com acesso à Internet.” Carvalho, Ana (2008) Acrescentaria ainda a esta afirmação, que a sala de aula deixa de ser um espaço físico para passar a ser um espaço virtual e sempre acessível, fomentando assim a ligação de espaços educativos aproximando a sua aprendizagem formal à informal.