E-Portefólio

22-10-2011 16:07

Numa primeira fase de análise à dissertação deparamo-nos com um recurso cada vez mais utilizado por professores e alunos, os E-Portefólios. Neste contexto, o e-Portfolio é uma apresentação multimédia realizada pelo aluno e com materiais seleccionados por este e que mostra uma visão enriquecida e estruturada do processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno.

 

Os “Portfolios como documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são logicamente ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portfolios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças, pensamento e acção, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direcções futuras.” (Jones & Shelton, 2006: 18-19)

 

 

Benefícios dos ePortfolios


Para os alunos ...


  • oportunidade de refletir sobre experiências educacionais
  • capacidade de mostrar o melhor trabalho em suportes digitais
  • arquivo organizado para armazenar trabalhos
  • permite a integração de recursos como som, música e ligações relacionais
  • compreender e ver os resultados esperados de aprendizagem
  • oportunidade para chamar a ligações dentro do currículo
  • legitima importância do trabalho realizado
  • Aprendizagem contínua e avaliação, os alunos podem fazer modificações e melhorar o seu trabalho a partir do feedback

Capacidade da aprendizagem aumenta...


  • um meio para refletir e mostrar o melhor trabalho
  • uma maior colaboração
  • melhorar e demonstrar as habilidades nas tecnologia da informação
  • reflexões sobre trabalhos, bem como a forma como eles correspondem metas e padrões
  • fazer ligações entre a aprendizagem formal e informal
  • alunos articulam as suas metas de aprendizagem a partir de perspectivas diferentes
  • permitir aos alunos para mostrar a aprendizagem de forma criativa
  • ajudar a estabelecer objetivos educacionais com experiências pessoais

Para os professores ...


  • alinhar objetivos e estratégias de avaliação
  • provas concretas de aprendizagem dos alunos
  • permite mais eficácia na ajuda
  • avaliar a motivação dos alunos

 

In http://www.elearnspace.org/Articles/eportfolios.htm

 

Desvantagens/items a considerar ao utilizar um sistema de e-Portfolio

  • Como os e-Portefólios acumulam e crescem ano após ano, eles ocupam mais espaço de servidor e exigem mais manutenção do sistema.
  • Muitas vezes quem fornece o sistema de e-Portfolio possui ou tem certos direitos sobre os trabalhos dos estudantes. Quem pode fazer alterações no portfólio, quem pode usar os documentos arquivados?
  • Como estabelecer a cultura entre o estudante e professor, onde ambas as partes compreendem como usar eficazmente um sistema de e-Portfolio centrada no aluno, de desenvolvimento e forma reflexiva? É a formação necessária?
    • Qual é o nível de conhecimentos de informática dos professores?
    • Qual é o nível de competência tecnológica do aluno e independência no uso de um computador?
    • O que é o acesso a computadores por estudantes?
  • Que mecanismos serão postos em prática para padronizar e assegurar uma avaliação de e-Portfolios válida, confiável e justa?
  • Quais são os critérios de avaliação? Incluindo o prazo para ser incluído no portefólio?
  • Como é que os resultados são ligados ao currículo?
  • O portefólio dos estudante vai ser usado para avaliar alunos individualmente ou grupos de estudantes?

 

 

Cinco passos para o desenvolvimento de um portfolio eletrônico eficaz:
  1. Seleção: Nesta fase é definida pela identificação do propósito do e-Portfolio. Conhecer o público-alvo é de grande importância e é o fator orientador na determinação do critério para a seleção de conteúdos. Ela também pode determinar o formato adequado para o e-Portfolio.
  2. Coleção: esta é a fase mais comumente considerada quando se discute e-Portfolios - a recolha e classificação de conteúdos. Nesta fase crítica também inclui a seleção de conteúdos apropriados e a exclusão de outros, com a fase de "Seleção" acima desempenhando um papel fundamental. Esta fase também permite que o criador desenvolva algum nível de auto-expressão e personalidade.
  3. Reflexão: embora muitas vezes negligenciado, nesta fase, é separado, uma vez que permite aprender e crescer com o progresso - ou a falta dela - na construção do ePortfolio. Este é o estágio formativo da avaliação do ePortfolio. 
  4. Ligação: como um atributo exclusivo do e-Portfolio, nesta fase centra-se no trabalho que está sendo dinâmico. A criação de links de hipertexto e publicações, proporcionando a oportunidade para navegação dentro e fora do e-Portfolio. Oferece também a oportunidade para a avaliação sumativa dos outros.
  5. Apresentação: como sua última finalidade, o e-Portfolio está destinado a uma apresentação para um determinado público, muitas vezes durante o processo crítico de pesquisa de emprego. Embora o objetivo fundamental do e-Portfolio pode ser para obter um emprego, deve também ser visto como ferramenta permanente de desenvolvimento incentivando a continuar a evoluir.

 

 

Fontes

WIKIPEDIA, Portefólio Electrónico. 

Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Electronic_portfolio (consultado em 22 de Outubro 2011)
 
Dr. K. Chang Barker (2005), e-Portfolios para Avaliação de Aprendizagem, Futured
Disponível em: http://www.futured.com/documents/FuturEdePortfolioforAssessmentWhitePaper.pdf (consultado em 22 de Outubro 2011)
 
Mary Brown Danielsg Barker (act. 2011), Education World
Disponível em:http://www.educationworld.com/a_tech/tech/tech111.shtml (consultado em 22 de Outubro 2011)
 
Shelagh McGrath, Mark Molder, Pam Quon, Theresa Trapnell, Dan Wilton (2004), Trabalho sobre e-Portefólio
Disponivel em: http://www.danwilton.com/eportfolios/benefits.php (consultado em 22 de Outubro 2011)
 
Educase, Trabalhos diversos sobre e-Portefólio

 

Tópico: E-Portefólio

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário