Indicações para a Actividade 3
TEMA 3 - Análise e Avaliação de Recursos Educativos online
Duração: 03 de Janeiro a 06 de Fevereiro
Objectivos e/ou Competências a desenvolver:
- conhecer alguns instrumentos para a avaliação de recursos educativos online, bem como o seu enquadramento e fundamentação;
- elaborar uma grelha de análise e avaliação adequada a um determinado recurso educativo online seleccionado;
- avaliar um recurso educativo online com base num conjunto de critérios explicitados e fundamentados.
Actividade 3 - Análise e avaliação de Recursos Educativos online
Fase 1 - 3 a 16 de Janeiro
O que fazer?
- Explorar e refletir individualmente sobre os recursos indicados relativos a este tema; pesquisar outros recursos de interesse;
- Elaborar um post no blog sobre os aspetos fundamentais da avaliação de Recursos Educativos Online. Esse post deverá ter uma dimensão aproximada entre 750 e 1000 palavras e ser acompanhado da tag/etiquetaare11.
Não se espera que os posts sejam resumos ou traduções sintetizadas dos recursos explorados ou pesquisados. Espera-se, antes, que reflitam uma maturação de aspetos essenciais desta problemática e uma elaboração pessoal coerente, fundamentada em autores e/ou materiais estudados.
Nota importante: Todo o material de outros autores a que recorram na elaboração do post deve estar devidamente referido no texto (Autor, data). Nas referências bibliográficas, devem estar listados por ordem alfabética, com referência completa, todos os autores/recursos referidos ao longo do texto, e só esses. Não devem incluir nas referências bibliográficas finais autores e/ou recursos que não sejam referidos no texto.
Comentem alguns dos posts dos colegas. É um esforço adicional, mas receber o feedback de outros sobre o que publicamos é muito motivador e uma ajuda importante para a nossa aprendizagem.
Fase 2 - 16 de Janeiro a 6 de Fevereiro
O que fazer?
1) Selecionar um recurso educativo online para avaliar - este recurso deverá estar livremente acessível a qualquer utilizador, sem necessidade de registo ou instalação de software adicional;
2) Elaborar uma grelha de análise/avaliação original a aplicar ao recurso educativo online escolhido.
Vai encontrar grelhas de avaliação no material disponibilizado que poderão servir como inspiração ou referência, mas não se pretende que construa uma grelha com a mesma dimensão e grau de complexidade (estas destinam-se a avaliar uma grande variedade de recursos e foram construídas por equipas ao longo de um período relativamente longo de tempo), Pretende-se, sim, que construa uma grelha original que seja adequada para avaliar o tipo de recurso educativo online que escolheu. Indique em que grelha ou grelhas se baseou para construir a sua.
3) Desenvolver a avaliação do recurso educativo online seleccionado;
4) Elaborar o relatório de avaliação do recurso educativo online.
O modo de publicação do relatório da avaliação é livre: blogue, wiki, página web, etc. Deverá indicar, no Fórum de apoio à atividade 3, o endereço onde pode ser consultado. Para além de outros aspectos que entenda incluir, este Relatório deve conter:
- A identificação do recurso educativo online avaliado, bem como o endereço onde este pode ser acedido;
- Uma breve descrição do mesmo;
- Uma apresentação da grelha original elaborada, com breve justificação da sua estrutura e dos itens incluídos;
- A grelha devidamente preenchida;
- Uma avaliação descritiva global do recurso educativo online, com base na análise expressa na grelha e adicionando outros elementos considerados relevantes;
- Outra informação que entenda ser relevante para explicitar e fundamentar a abordagem escolhida na avaliação do recurso educativo online.
Recursos
- Ministry of Education, British Columbia, Canada (2002). Evaluating, Selecting and Managing Learning Resources: A Guide (excerto).
- ERTE, DGIDC, Ministério da Educação. Projeto SACAUSEF.