Recursos educacionais abertos

27-10-2011 17:57

No inicio desta minha pesquisa, deparei-me com algumas questões gerais que me ajudariam a entender melhor este conceito.

  • O que são estes recursos educacionais aberos?
  • Como consegui-los?
  • Como os podemos utilizar?
  • Que tipos de recursos existem?

 

O que são Recursos Educacionais Abertos?

Segundo alguns autores identificam os Recursos Educacionais Abertos (REA's) ou na teminologia inglêsa (OER's) como sendo "materiais digitais que podem ser re-utilizados para o ensino, aprendizam, pesquisa e muito mais, disponibilizados gratuitamente através de licenças abertas , que permitem usos dos materiais que não seriam facilmente permitidos sob Direitos de Autor (copyright)." WIKIPEDIA (2011)

 

Como conseguir este tipo de recursos?

Quanto à questão de como conseguir adquirir estes recursos, o método utilizado mais comum é recorer à internet efectuando uma pesquisa, contudo, muitos dos recursos já exstentes disponibilizam uma lista de contactos de distribuidores. Normalmente, todos estes recursos estão associados a licenças abertas (que falaremos mais à frente através de um post específico), assim sendo, permite-nos à partida identificar automaticamente este tipo de recursos.

 

 

 

De que forma podemos utilizar estes Recursos?

Na generalidade destes recursos, todos eles fornecem aos seus utilizadores manuais de utilização ou de desenvolvimento assim como muitos deles fornecem informações de distribuição consoante o recurso, uma vez que muitos destes recursos permitem que cada utilizador os personalize e melhore as caracteristicas, funções, entre outros aspectos dos mesmos. Quanto à sua utilização, edição, estes recursos recorrem a licenças que definem essa situação.

 

 

 

Que tipos de REA's existem?

Estes recursos poderão conter conteúdos de aprendizagem como cursos, materiais do curso, módulos de conteúdo, objetos de aprendizagem, coleções e revistas. Podemos ainda identificar ferramentas de construção que incluem software de suporte à criação, entrega, uso e aproveitamento de conteúdos de aprendizagem aberta, Pesquisa e organização de conteúdo, conteúdos e sistemas de gestão de aprendizagem, ferramentas de desenvolvimento de conteúdos e comunidades on-line de aprendizagem. São também considerados materiais sobre as melhores práticas, tais como histórias, publicações, técnicas, métodos, processos, incentivos e distribuição.

 

Fonte

Jimmy Wales, Achal Prabhala, Alan Sohn, Maryana Pinchuk, Brandon Harris, WIKIPEDIA (2011)

Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Open_educational_resources (Consultado a 27/10/2011)

Tópico: Recursos educacionais abertos

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário