Análise e Avaliação de Recursos Educativos Online

12-02-2012 03:53

Actualizado a 13/02/2012

 

 

Enquadramento

 

No âmbito da unidade curricular Análise de Recursos Educativos, sob a orientação do Professor José Mota, do mestrado Comunicação Educacional Multimédia, Universidade Aberta, foi-nos proposto selecionar e elaborar uma grelha de análise e avaliação de um recurso educativo online. A escolha do recurso teve por base os seguintes critérios: inserir-se num contexto educativo, que esteja acessível de forma livre a qualquer utilizador, e sem necessidade de instalação de software adicional.

 

Objetivo da análise

 

Prede-se como objetivo avaliar o recurso educativo “Edmodo” efetuando uma análise da sua componente pedagógica de forma a compreender as suas vantagens. Assim sendo, esta análise pretende obter uma avaliação global do recurso assim como as suas potencialidades educativas, tendo em conta alguns domínios: identificação, técnico, linguístico, pedagógico e usabilidade.

 

 

Segundo CARVALHO (2007), existem cinco componentes, como pode ser visível na figura, que deverão estar relacionados entre si. “Eles contribuem para dinâmicas interativas, autossuficientes e de responsabilização na aprendizagem e na produção de trabalhos”.

Assim sendo, o recurso escolhido baseou-se primeiramente na utilização destas cinco componentes que de seguida será analisado através dos domínios referidos.

 

 

Breve descrição do Recurso

 

O recurso selecionado foi o Edmodo que é uma plataforma de rede social privada e gratuita para a educação. Simples, prático, com imenso potencial e de fácil utilização. Para a sua utilização o utilizador terá de efetuar um registo de forma a criar a sua conta (professor, aluno ou pais) e poderá utilizar este tipo de recurso online sem necessidade de instalação de software adicional. Este recurso encontra-se disponível em https://www.edmodo.com.

 

O Edmodo é uma das maiores ferramentas de web educativas e aplicativos móveis que já foram lançados na web. Consiste numa rede social de aprendizagem livre e segura vocacionada para professores, alunos e escolas. Este é disponibilizado através de uma plataforma em tempo real para troca de ideias pois é um dos melhores meios de comunicação professor-aluno. O Edmodo permite que alunos e professores se mantenham conectados através da emissão de anotações, respondendo a notificações, verificando mensagens e eventos futuros, e ao mesmo tempo estar longe da sala de aula. É um aplicativo universal que se encontra disponível na web e em formato móvel. Em suma, Edomod é uma plataforma de micro-blogging adaptado para fins educacionais. É construído em torno da colaboração em grupo fechado, o que significa que só os estudantes que disponham de uma senha podem aceder ou participar no seu grupo.

 

 

Avaliação do Recurso

Depois de algumas pesquisas e de analisado algum material disponibilizado pelo docente, a presente grelha de avaliação foi elaborada e adaptada ao recurso escolhido recorrendo ao manual “Evaluating Selecting and Managing Learning Resources” e também com suporte à grelha de avaliação SA@AUSEF.

Esta grelha teve em atenção os seguintes domínios:

• Identificação do recurso;

• Domínio técnico;

• Domínio linguístico;

• Domínio pedagógico;

• Domínio de usabilidade.

 

 

A grelha de avaliação encontra-se preenchida da seguinte forma:

1 – Mau | 2 – Suficiente | 3 – Bom | 4 – Muito Bom | NA – Não aplicável 

 

 

Quanto ao domínio técnico foram focados os aspetos essenciais na utilização deste tipo de recurso educativo online. O mais importante na análise deste domínio é determinar o bom funcionamento do recurso e determinar de que modo é possível utilizar a plataforma. 

 

Em relação ao domínio linguístico, a sua grande desvantagem recai na utilização da língua portuguesa disponível, embora exista a possibilidade de utilização de língua portuguesa, a mesma é utilizada como Português – Brasil. Esta opção poderia ser aperfeiçoada efetuando uma atualização para Português – Portugal, de forma a implementar corretamente os términos gramaticais e vocabulário português. 

 

 

No domínio pedagógico, as potencialidades encontradas impulsionam este recurso para uma boa escolha na prática educativa. No entanto, para que seja uma boa seleção, não poderemos esquecer as linhas orientadoras. Uma vez que a sua dinâmica é criada como uma rede social educativa, esta plataforma permite ao professor e aluno uma extensão da aula para fora do contexto físico, a escola.

 

 

Quanto ao domínio da usabilidade, esta plataforma revela responder na perfeição a este domínio sem problemas de maior, inclusive, disponibiliza uma aplicação para dispositivos móveis permitindo a visualização, interação e acompanhamento dos conteúdos a decorrer na plataforma de uma forma rápida, simples e intuitiva. Embora ainda exista alguma necessidade de otimização nos dispositivos móveis, a aplicação lançada responde de um modo positivo ao pretendido, sendo que, este é um tipo de dispositivo cada vez mais utilizado pelos jovens.

 

 

Considerações Finais

A realização deste trabalho foi bastante interessante uma vez que permitiu efetuar uma análise mais pormenorizada dos recursos disponíveis online. Embora tenham sido efetuadas algumas conclusões em cada domínio à medida que foram avaliados, penso que acima de tudo, este trabalho permitiu focar aspetos importantes na escolha de um recurso antes de avançarmos para a sua escolha.

 

Como docente, esta análise possibilitou a criação de uma grelha de avaliação que sem dúvida irei utilizar para selecionar futuros recursos a utilizar.

 

Referências Bibliográficas

CARVALHO, Ana Amélia. (2007). Indicadores de qualidade “sites” educativos – Sistema de avaliação, certificação e Apoio à utilização de Software para a Educação e a Formação, Número 2, Ministério da Educação. Consultado em 12/02/2012. Disponível em: https://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1210161429_05_CadernoII_p_55_78_AAAC.pdf.

 

SACAUSSEF (2008). Guião de Apoio à Avaliação de produtos Multimédia. Ministério da Educação. Consultado em 12/02/2012. Disponível em: https://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1220024785_13_SACAUSEF_III_115a124.pdf.

 

 

Publicação do Documento

 

 

Tópico: Análise e Avaliação de Recursos Educativos Online

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