Actividade 4
TEMA 4 - PROBLEMÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO
No campo da utilização das tecnologias no Ensino/Formação, é frequente que a própria investigação se possa traduzir em alterações profundas.
Para isso, podemos escolher uma vertente de investigação-acção. Mas há uma outra hipótese que permite a criação de projectos de investigação que se traduzem em inovações educativas. Trata-se de um método que podemos intitular Investigação Aplicada sobre o Desenho (design-based research).
Propõe-se, por isso, que cada um procure fazer uma pesquisa sobre este método realizando um resumo de modo a caracterizarmos em traços gerais este método.
A Actividade 4 decorrerá em duas fases entre dia 30 de Janeiro e 12 de Fevereiro.
Fase 1 - De 30 de Janeiro a 05 de Fevereiro
- Identificar e escolher um artigo sobre design-based research (DBR).
-
Com base nesse artigo, responda às seguintes questões: 1) Quais os aspectos mais inovadores da abordagem apresentada? 2) De que forma se relaciona com as abordagens tradicionais descritivo/qualitativo e/ou experimental/quantitativo? 3) Que dificuldades antecipam na sua implementação? 4) Quais as principais implicações/conclusões?
Fase 2 - De 06 a 12 de Fevereiro
-
Partilha de respostas e debate em grupo no Fórum Conciliar Investigação e Inovação.