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Caracterização das potencialidades dos Hiperespaços

10-02-2012 05:13

 

Para a realização da atividade 4, foi proposto a elaboração de um quadro / tabela ou esquema Individual, caracterizando as potencialidades, elementos específicos, conteúdo virtual e a influência direta dos hiperespaços escolhidos para a educação.

 

Assim sendo, após alguma pesquisa foram selecionados os hiperespaços edmodo e wallwisher para efetuar esta análise onde numa primeira fase foi efetuada uma breve descrição de cada um e posteriormente elaborada uma tabela de forma a efetuar a análise segundo as suas potencialidades. 

 

 

Hiperespaços Escolhidos

      

          www.edmodo.com                         www.wallwisher.com   

 

 

 

Edmodo

O Edmodo é uma das maiores ferramentas de web educativas e aplicativos móveis que já foram lançados na web. Consiste numa "rede social de aprendizagem livre e segura vocacionada para professores, alunos e escolas. Este é disponibilizado através de uma plataforma em tempo real para troca de ideias pois "é um dos melhores meios de comunicação professor-aluno”. O Edmodo permite com que os alunos e professores se mantenham conectados através da emissão de anotações, respondendo a postes, e verificar as mensagens e os próximos eventos e ao mesmo tempo estar longe da sala de aula. Agora é um aplicativo universal que está disponível tanto na web e lançado também em formato móvel. Em suma, Edomod é uma plataforma de micro-blogging adaptado para fins educacionais. Ele é construído em torno da colaboração em grupo fechado, o que significa que só os estudantes que disponham de uma senha podem aceder ou participar no seu grupo.

 

 

Wallwisher

O Wallwisher é uma aplicação web que permite que as pessoas expressem os seus pensamentos sobre um tema comum facilmente. Este é disponibilizado num espaço virtual onde podemos publicar notas curtas de texto, da mesma forma que poderíamos colocar post-it num placard na sala de aula. Contudo, este quadro ou placard de avisos pode ser compartilhado entre as pessoas de todo o mundo, bem como notas de texto onde podemos adicionar imagens, vídeos e links para outros sites.

 

Assim sendo, é uma maneira elegante de obter um espaço compartilhado para recolher ideias das pessoas para um brainstorm, ou para enviar recursos para um tópico. Os alunos podem fazer perguntas sobre um tópico que o professor ou outro colega pode então responder.

 

Análise

Para a consulta da análise efectuada consultar a publicação disponibilizada através do Calaméo:

 

 

Considerações Finais

Recursos educacionais como o edomodo e wallwisher surgem como grandes recursos pedagógicos em que através da sua utilização os alunos, professores e comunidades educativas adquirem novas capacidades e motivações no campo da aprendizagem colaborativa. No entanto, não podemos deixar de salientar que é importante definir objetivos para a forma de como serão utilizados no processo ensino – aprendizagem, sendo que, este é um dos aspetos mais importantes na utilização deste tipo de recursos.

 

As suas características próprias potenciam assim um novo processo educativo, pois para além da sua interatividade e dinamismo presente, proporcionam bons métodos de trabalho e partilha de informação potenciando um estilo de aprendizagem colaborativo.

 

“O ambiente de trabalho deixa de estar no computador pessoal do professor e passa a estar online, sempre acessível, a partir de qualquer lugar do planeta com acesso à Internet.” Carvalho, Ana (2008) Acrescentaria ainda a esta afirmação, que a sala de aula deixa de ser um espaço físico para passar a ser um espaço virtual e sempre acessível, fomentando assim a ligação de espaços educativos aproximando a sua aprendizagem formal à informal.

Actividade 4

16-01-2012 23:06

 

Decorre entre dias 6/01/2012 a  5/02/012.

 

Atividade 4: Estudo e caracterização de diferentes hiperespaços para a aprendizagem

 

Competências a desenvolver:

  • Analisar o potencial educativo dos hiperespaços ( redes sociais, comunidades, etc)
  • Planear a activação de processos educativos com as redes sociais e/ comunidades.

 

Descrição

1) Seleção e Estudo individual de diferentes hiperespaços online.( 16 a 22 de janeiro de 2012)

2) Discussão e análise sobre o que foi aprendido sobre o tema dos Hiperespaços para a Educação.(23 a 29 de janeiro de 2012)

3) Elaboração de um quadro/ tabela ou esquema Individual, caracterizando as potencialidades, elementos específicos, conteúdo virtual e a influência direta  dos hiperespaços escolhidos ( mínimo 2) para a educação. Apresentação do material realizado no Fórum ( em formato power point, em slideshare, vídeo ou outro aplicativo que desejar. (30 de janeiro  a  5 de fevereiro de 2012).

 

Recursos de Aprendizagem

 ( Material  disponbilizado no tema 1 e 2 da U.C)

Sintese da Actividade 3

16-01-2012 22:36

Nesta actividade foi solicitado a elaboração de uma sintese contemplando uma lista de recursos, aplicativos e exemplos da aplicabilidade dos mesmos na educação formal, informal e não formal.

 

Assim sendo, o grupo 4HiperOnline efectuou as suas pesquisas e reflexões sobre o pretendido do qual resultou a publicação aqui disponibilizada.

 

 

Actividade 3

13-12-2011 02:37

Decorre entre os dias 12/12/2011 a 15/01/2012

 

Actividade 3: Trabalho em equipa sobre o tema Facebook e suas possibilidades para a aprendizagem

Competências a desenvolver:

  • Analisar o potencial educativo de redes sociais e comunidades
  • Planear a activação de processos educativos com as redes sociais e/ comunidades


Recursos de Aprendizagem

Conclusão da Actividade 2

12-12-2011 20:30

 

Após as reflexões efectuadas damos por concluído esta actividade, que pretendia a elaboração de uma síntese sobre o tema: Os hiperespaços para a educação formal, não formal e informal (com ferramentas online e disponibilização do endereço web, equivalente de 2 a 4 páginas ) de acordo com a leitura dos textos disponibilizados na Temática 2 da U.C..

 

Está disponibilizado o estudo efectuado através do endereço https://4hiperonline.wikispaces.com/0.+In%C3%ADcio

 

Adaptação efectuada por mim para a criação de uma publicação com base no trabalho colaborativo desenvolvido em torno desta actividade, disponibilizada através do Calaméo.

 

 

Organização da Actividade 2

20-11-2011 17:36

Após discussão o grupo decidiu organizar a informação através de várias páginas:

 

0. Início

1. O Mundo Virtual

2. Aprendizagem no Virtual

3. Ferramentas

4. A educação formal, informal e não formal com a possibilidades que o hiperespaço oferece

5. Problemas e Vantagens do Virtual Nestes Processo de Ensino

6. Exemplos da utilização do Hiperespaço nos ensinos formal, informal e não formal

 

Os links aqui efectuados apontam para cada uma das páginas/secções  criadas pelo grupo na wikispaces.

Inicio de Trabalhos Actividade 2

14-11-2011 18:30

Após lançamento da actividade 2, como solicitado pela professora, foi criado um grupo de trabalho, 4Hiper'Online, onde desle logo se iniciaram os trabalhos de pesquisa e recolha de informação para desenvolver a discussão do trabalho através da ferramenta Skype. 

 

Elementos do Grupo:

  • Nelson Sovela
  • Sónia Santos
  • Miguel Coelho
  • Lisete Lapa

 

Imagem do Grupo

 

Para a realização desta actividade foi criada um espaço no Wikispaces: https://4hiperonline.wikispaces.com/0.+In%C3%ADcio, onde será actalizada toda a informação, análise e reflexão que o grupo efectuou sobre esta temática.

Actividade 2

14-11-2011 16:24

 

Decorre entre dias 14/11/2011 a 11/12/2011.

 

Actividade 2: Os hiperespaços para a educação formal, não formal e informal

 

Elaboração em equipa de uma síntese sobre o tema: Os hiperespaços para a educação formal, não formal e informal  (com ferramentas online e disponibilização do endereço web, equivalente de 2 a 4 páginas ) de acordo com a leitura dos textos disponibilizados na Temática 2 da U.C.

 

Competências a desenvolver

  • Problematizar a utilização de recursos, dispositivos e ferramentas da web para o processo educativo
  • Relacionar os espaços formais, não-formais e informais de aprendizagem no virtual.
  • Argumentar de forma sustentada sobre os hiperespaços atuais para os processo de educação formal, informal e não-formal

 

Descrição

1)Estudo individual sobre o conteúdo da temática 2 e desenvolvimento do trabalho em equipa (14/11/2011 a 10/12/2011).

2) Entrega do trabalho desenvolvido em equipa ( 11 de dezembro de 2011).

 

Recursos de Aprendizagem

Paper - O virtual como paradigma para a educação

13-11-2011 00:49

Como trabalho final desta actividade foi criado um paper sobre "O virtual como paradigma para a educação", onde apresento o seu sumário e a publicação efectuada através do Calaméo.

 

Sumário:  Pretende-se entender os conceitos do Virtual e sua atuação na educação, considerando a sua diversidade de opções para a potenciar, a actualização constante de informação, e interfaces contemplando sua forma e conteúdo, analisando seus elementos e características que providenciam as possibilidades da educação tanto formal como informal (tempo, espaço, interação, informações e linguagem). 

 

Síntese do Tema 1

07-11-2011 01:42

Em termos de síntese gostaria simplesmente de referir que sendo o "virtual" um mudo que se revela através da tecnologia digital, surge então um novo paradigma no contexto educativo que será cada vez mais explorado e utilizado em educação, uma vez que apresenta uma nova dinâmica em espaços de partilha de informação em constante actualização. 

 

O "virtual" em termos de forma, apresenta-se como sendo todos os recursos técnicos utilizados no mundo digital como programas, aplicações, entre outros, revertendo em termos de conteúdo as possibilidades que apresentam em cada aplicativo e que podem servir para potencializar a aprendizagem.

 

Para mim este estudo e análise sobre o tema revelou grande interesse inclusive para perceber melhor toda a fundamentação e integração do "virtual" no contexto educativo, embora tivesse algumas ideias gerais da sua utilização e aplicabilidade dos conteúdos como estudamos e a forma dos elementos que compõem o virtual, este estudo permitiu-me compreender de forma correcta e clara toda a sua fundamentação e integração. 

 

Poderei ainda referir que quanto ao conteúdo, entenda-se como as opções de selecção de recursos que têm como objectivo "potencializar informações, imagens e produção de conhecimento" assim como "apresentam uma série de elementos visuais e sonoros que facilitam e potencializam o trabalho de ensino, tanto para o docente na construção de materiais como para o aluno na sua própria construção de materiais e de efetivações" na aprendizagem.

 

Nelson Sovela

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