Estou a fazer o curso de construção civil, e preciso alguns tópicos sobre desenho
Investigação Aplicada sobre o Desenho (DBR)
Para realizar a anáise ao artigo, foi fundamental pesquisar sobre este novo método de investigação. Investigação Aplicada sobre o Desenho (design-based research) (DBR) é uma nova metodologia de investigação baseada numa forma de melhorar as práticas educativas através de pesquisas prévias, levadas a cabo no terreno, em contexto real, com a colaboração directa de investigadores e aducadores/professores.
Carcaterísticas
- Pragmática porque tem como objectivos solucionar problemas reais, criando, através de processos de investigação, tanto ferramentas como teorias;
- Fundamentada na teoria e no contexto real;
- Interactiva por requerer a colaboração entre pesquisadores e profissionais de educação; iterativa e flexível porque ao longo da investigação as teorias e intervenções sofrerem constantes mudanças e melhorias;
- Integradora porque os investigadores utilizam vários métodos e abordagens de investigação;
- Contextualizada porque os resultados da investigação são relacionados com a concepção do processo através do qual resultados são gerados e os términos com que a investigação é conduzida (Wang & Hannafin, 2005).
DBR como um novo conceito de investigação
- Domínio das Teorias, que descrevem as situações de aprendizagem e suas interacções;
- Quadro de Design, que fornece orientações para um projecto
- Metodologias do Design, que servem de orientação para a implementação do projecto e pelas suas características iterativas podem servir de base a novos projectos.
Referências Bibliográficas
Design-Based Research Collective. (2003). Design-based research: An emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher.
Disponível em: https://www.designbasedresearch.org/reppubs/DBRC2003.pdf consultado a 13/03/2012.
Edelson, D. C. (2002). Design Research: What we learn when we engage in design. Journal of the Learning Sciences
Disponível em: https://iris.nyit.edu/~kkhoo/Spring2008/Topics/DS/DesignSc-WhatWeLearn_JLSc2002.pdf consultado a 14/02/2012.
Wang, F., & Hannafin, M. J. (2005). Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational Technology Research and Development.
Disponível em: https://www.deepdyve.com/lp/springer-journals/design-based-research-and-technology-enhanced-learning-environments-8xJH4uS0OO consultado em 15/02/2012