Investigação Aplicada sobre o Desenho (DBR)

17-02-2012 01:07

Para realizar a anáise ao artigo, foi fundamental pesquisar sobre este novo método de investigação. Investigação Aplicada sobre o Desenho (design-based research) (DBR) é uma nova metodologia de investigação baseada numa forma de melhorar as práticas educativas através de pesquisas prévias, levadas a cabo no terreno, em contexto real, com a colaboração directa de investigadores e aducadores/professores.

 
Segundo Design-Based Research Collective (2003) “design-based research can help create and extend knowledge about developing, enacting, and sustaining innovative learning environments.”
 

Carcaterísticas

As cinco características básicas da DBR, segundo Wang e Hannafin (2005), são: “Pragmatic, Grounded, Interactive, iterative and flexible, Integrative, and Contextual” (p. 7).
 
 
  • Pragmática porque tem como objectivos solucionar problemas reais, criando, através de processos de investigação, tanto ferramentas como teorias;
  • Fundamentada na teoria e no contexto real;
  • Interactiva por requerer a colaboração entre pesquisadores e profissionais de educação; iterativa e flexível porque ao longo da investigação as teorias e intervenções sofrerem constantes mudanças e melhorias;
  • Integradora porque os investigadores utilizam vários métodos e abordagens de investigação;
  • Contextualizada porque os resultados da investigação são relacionados com a concepção do processo através do qual resultados são gerados e os términos com que a investigação é conduzida (Wang & Hannafin, 2005).

 

DBR como um novo conceito de investigação

A DBR não se limita a investigar mas também a propor novas práticas educativas e a apresentar os seus resultados. Segundo Edelson (2002) a DBR pode gerar três tipos de teorias: 
  • Domínio das Teorias, que descrevem as situações de aprendizagem e suas interacções;
  • Quadro de Design, que fornece orientações para um projecto
  • Metodologias do Design, que servem de orientação para a implementação do projecto e pelas suas características iterativas podem servir de base a novos projectos.
 
Podem-se identificar como benefícios da DBR a sua contribuição prática, a contribuição teórica em contextos reais, uma melhor relação entre a teoria e a prática e entre os investigadores e os profissionais, melhorar e gerar conclusões baseadas em evidências sobre a aprendizagem e providenciar um conjunto de ferramentas úteis a investigadores interessados em perceber as variáveis num contexto educacional real.
 
Uma das conclusões a que cheguei na utilização deste tipo de modelo de investigação prendem-se com a ausência de padrões que identifiquem quando um projecto deve ser abandonado, estar sob-conceituado, poder produzir um excessivo número de dados e de análise de dados e a dificuldade em fazer generalizações entre os participantes.
 

Referências Bibliográficas

Design-Based Research Collective. (2003). Design-based research: An emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher.

Disponível em: https://www.designbasedresearch.org/reppubs/DBRC2003.pdf consultado a 13/03/2012.

 

Edelson, D. C. (2002). Design Research: What we learn when we engage in design. Journal of the Learning Sciences

Disponível em: https://iris.nyit.edu/~kkhoo/Spring2008/Topics/DS/DesignSc-WhatWeLearn_JLSc2002.pdf consultado a 14/02/2012.


Wang, F., & Hannafin, M. J. (2005). Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational Technology Research and Development.

Disponível em: https://www.deepdyve.com/lp/springer-journals/design-based-research-and-technology-enhanced-learning-environments-8xJH4uS0OO consultado em 15/02/2012

 

Tópico: Investigação Aplicada sobre o Desenho (DBR)

Data: 16-07-2014

De: Suzana Pedro

Assunto: Matéria sobre desenho

Estou a fazer o curso de construção civil, e preciso alguns tópicos sobre desenho

Data: 16-07-2014

De: Suzana Pedro

Assunto: Re:Matéria sobre desenho

quais os princípios para se poder desenhar? Suponhamos desenhos técnicos como por exemplo um croquis de localização, uma planta habitacional etc

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