E-Portefólio
Numa primeira fase de análise à dissertação deparamo-nos com um recurso cada vez mais utilizado por professores e alunos, os E-Portefólios. Neste contexto, o e-Portfolio é uma apresentação multimédia realizada pelo aluno e com materiais seleccionados por este e que mostra uma visão enriquecida e estruturada do processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno.
Os “Portfolios como documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são logicamente ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portfolios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças, pensamento e acção, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direcções futuras.” (Jones & Shelton, 2006: 18-19)
Benefícios dos ePortfolios
Para os alunos ...
- oportunidade de refletir sobre experiências educacionais
- capacidade de mostrar o melhor trabalho em suportes digitais
- arquivo organizado para armazenar trabalhos
- permite a integração de recursos como som, música e ligações relacionais
- compreender e ver os resultados esperados de aprendizagem
- oportunidade para chamar a ligações dentro do currículo
- legitima importância do trabalho realizado
- Aprendizagem contínua e avaliação, os alunos podem fazer modificações e melhorar o seu trabalho a partir do feedback
Capacidade da aprendizagem aumenta...
- um meio para refletir e mostrar o melhor trabalho
- uma maior colaboração
- melhorar e demonstrar as habilidades nas tecnologia da informação
- reflexões sobre trabalhos, bem como a forma como eles correspondem metas e padrões
- fazer ligações entre a aprendizagem formal e informal
- alunos articulam as suas metas de aprendizagem a partir de perspectivas diferentes
- permitir aos alunos para mostrar a aprendizagem de forma criativa
- ajudar a estabelecer objetivos educacionais com experiências pessoais
Para os professores ...
- alinhar objetivos e estratégias de avaliação
- provas concretas de aprendizagem dos alunos
- permite mais eficácia na ajuda
- avaliar a motivação dos alunos
In https://www.elearnspace.org/Articles/eportfolios.htm
Desvantagens/items a considerar ao utilizar um sistema de e-Portfolio
- Como os e-Portefólios acumulam e crescem ano após ano, eles ocupam mais espaço de servidor e exigem mais manutenção do sistema.
- Muitas vezes quem fornece o sistema de e-Portfolio possui ou tem certos direitos sobre os trabalhos dos estudantes. Quem pode fazer alterações no portfólio, quem pode usar os documentos arquivados?
-
Como estabelecer a cultura entre o estudante e professor, onde ambas as partes compreendem como usar eficazmente um sistema de e-Portfolio centrada no aluno, de desenvolvimento e forma reflexiva? É a formação necessária?
- Qual é o nível de conhecimentos de informática dos professores?
- Qual é o nível de competência tecnológica do aluno e independência no uso de um computador?
- O que é o acesso a computadores por estudantes?
- Que mecanismos serão postos em prática para padronizar e assegurar uma avaliação de e-Portfolios válida, confiável e justa?
- Quais são os critérios de avaliação? Incluindo o prazo para ser incluído no portefólio?
- Como é que os resultados são ligados ao currículo?
- O portefólio dos estudante vai ser usado para avaliar alunos individualmente ou grupos de estudantes?
- Seleção: Nesta fase é definida pela identificação do propósito do e-Portfolio. Conhecer o público-alvo é de grande importância e é o fator orientador na determinação do critério para a seleção de conteúdos. Ela também pode determinar o formato adequado para o e-Portfolio.
- Coleção: esta é a fase mais comumente considerada quando se discute e-Portfolios - a recolha e classificação de conteúdos. Nesta fase crítica também inclui a seleção de conteúdos apropriados e a exclusão de outros, com a fase de "Seleção" acima desempenhando um papel fundamental. Esta fase também permite que o criador desenvolva algum nível de auto-expressão e personalidade.
- Reflexão: embora muitas vezes negligenciado, nesta fase, é separado, uma vez que permite aprender e crescer com o progresso - ou a falta dela - na construção do ePortfolio. Este é o estágio formativo da avaliação do ePortfolio.
- Ligação: como um atributo exclusivo do e-Portfolio, nesta fase centra-se no trabalho que está sendo dinâmico. A criação de links de hipertexto e publicações, proporcionando a oportunidade para navegação dentro e fora do e-Portfolio. Oferece também a oportunidade para a avaliação sumativa dos outros.
- Apresentação: como sua última finalidade, o e-Portfolio está destinado a uma apresentação para um determinado público, muitas vezes durante o processo crítico de pesquisa de emprego. Embora o objetivo fundamental do e-Portfolio pode ser para obter um emprego, deve também ser visto como ferramenta permanente de desenvolvimento incentivando a continuar a evoluir.
Fontes
WIKIPEDIA, Portefólio Electrónico.
Tópico: E-Portefólio
Não foram encontrados comentários.