Escolha de 2 REA Online

20-12-2011 02:09

 

Foi proposto como fase 2 na actividade 2 a pesquisa e seleccão de dois Recursos Educativos, onde deveria ser feita uma pequena análise considerando os seguintes aspectos:

  • os endereços onde podem ser consultados;
  • um conjunto de 5/6 critérios, explicitados e fundamentados sinteticamente, que presidiram à sua escolha;
  • que adaptações faria (caso se aplique e estas sejam permitidas);
  • o modo como seriam usados (articuladamente ou cada um por si) num cenário específico. Deverá, neste passo, proceder à planificação de uma actividade de aprendizagem.

 

 

Os dois recursos indicados foram selecionados através dos repositórios:

 

 

Portal das Escolas         

 

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Recurso 1

Operações de Álgebra Booleana

 

Tipo de Recurso: Apresentação Interactiva  

Formato: Flash

Requisitos: Recurso necessita do programa Adobe Flash Player

Nível de Complexidade: Média

Lingua: Português

Nivel de Escolaridade: Ensino Secundário

Idade e Público-alvo: 13 - 18 / Alunos

Licença: Atribuição-Uso Não-Comercial

Autor(es): José Manuel Marcelino Gonçalves

 

Descrição do recurso:

Abordagem às funções booleanas no âmbito dos sistemas digitais e arquitectura de computadores.

 

Imagem do Recurso

Alojamento do recurso em: Operações de Álgebra Booleana (Portal das Escolas)

 

Critérios de selecção e sua fundamentação:

  • Tema. O tema é muito pertinente para os alunos que iniciam áreas curriculares na área das tecnologias ( Aplicações Tecnológicas de Electrotecnia/Electrónica, Planeamento, Montagem e Manutenção de Redes e Equipamento Informático, Práticas de Electrónica, Práticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrónica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Tecnologias do Equipamento ou Tecnologias Informáticas). Nesta fase os alunos que frequentam este tipo de disciplina apresentam já maturidade para interpretarem e perceberem as operações booleanas, permitindo o desenvolvimento de raciocínio na leitura da lógica simples apresentada. O recurso apresenta uma excelente correspondência entre as expectativas criadas na contextualização e a forma como foi tratado (a sua concretização).
  • Conteúdo. O conteúdo é bastante adequados sendo apresentado de forma simples e clara possibilitando grande proximidade e interação com os alunos. Este recurso foi produzido para um ambiente de sala de aula sendo à partida muito bem aceite pelos alunos. Os conteúdos apresentam-se de forma estruturada e adaptada ao nível de escolaridade do público-alvo.
  • Linguagem adequada. A linguagem utilizada neste recurso é clara e ajustada para alunos deste nível de ensino, mesmo na apresentação dos termos técnicos é utilizada uma linguagem simples. Apresenta uma progressão na matéria de forma simples e clara sendo complementado com visualização de exemplos através de animações para cada situação.
  • Concepção Gráfica. A concepção gráfica dos conteúdos é agradável. Foram utilizadas animações, exemplos práticos que permitem aos alunos uma melhor interacção com a apresentação, produzindo um efeito que apela à concentração. O contraste das cores, e a existência de movimento valorizam a transmissão da informação. 
  • Acesso fácil e gratuidade do recurso. Utiliza requisitos estandarizados de equipamentos e programas para ser visto e não apresenta custos na sua utilização. Embora o utilizador disponibilize o recurso de forma compilada, permite o acesso ao ficheiro fonte mediante contacto via email utilizando o portal das escolas.

 

Adaptações:

  • Concepção Gráfica. Ao nível da concepção gráfica, realizaria algumas melhorias, tornando a apresentação mais atrativa alterando o fundo de apresentação (cores e imagem) e sua disposição navegação, contudo, quando nos focamos na exposição dos conteúdos não efectuaria quaisquer alteração.
  • Implementação Audio. Ao nível das funções de audio, embora existam essas funcionalidades, nota-se que o seu autor não teve disponibilidade para finalizar este tipo de implementação, que possibilitaria assim uma melhor interacção com alunos especiais ou mesmo de forma ao recurso ser compreendido fora sala de aula.
  • Exercicios Propostos. De uma maneira simples e complementando os exercicios apresentados aumentaria o número de execicios no final de forma a permitir consolidar melhor os conteúdos apresentados. 

 

RECURSO - Operações de Álgebra Booleana

Planificação para uma atividade de aprendizagem

  • Destinatários   

            - Alunos do 10º do Curso Profissional de Eletrotecnia - Técnico de Electrotecnia

            - Disciplina – Sistemas Digitais

 

  • Objetivos

            - Interpretação e identificação de funções lógicas de Álgebra Booleana.

 

  • Competências

            - Desenvolver capacidades de raciocínio lógico;

            - Interpretar e implementar os conteúdos apresentados;

            - Capacidade para estruturar funções lógicas;

            - Habilidade para implementar circuitos recorrendo a integrados de lógica simples (AND, OR, NOT, NAND, NOR) de forma a realizar as funções lógicas.  

 

  • Metodologias

     O professor utiliza os conteúdos do recurso em espaço de sala de aula recorrendo a uma apresentação interactiva. Inicia a aula efectuando uma breve abordagem aos conteúdos leccionados anteriormente referentes à lógica digital.

     As atividades disponibilizadas são concretizadas de forma individual utilizando o quadro interactivo ou computadores dos alunos e em trabalho de grupo em laboratório, de acordo com o tempo estabelecido. Após análise e implementação das funções booleanas cedidas pelo professor, os diferentes grupos,  apresentam ao professor os trabalhos elaborados segundo esquemas lógicos apresentados e facultados pelo professor.

 

  • Duração da actividade

            - 45 min. de aula teórica, aplicando este recurso

            - 90 min. de aula em laboratório, utilizando o recurso como suporte.

                    - Duração total desta Actividade 135 min. ( 1 Tempo de 45 min. + 1 bloco de 90min.)

  •  Avaliação

            - Adequação da atividade;

            - Trabalho individual e em grupo; 

            - Rigor nas montagens e manuseamento de equipamento electrónico;

            - Dinâmica de grupo.

 

  • Recursos

            - Computadores da escola e dos alunos;

            - Video projector, de preferência Quadro Multimédia Interactivo;

            - Rede Internet;

            - Software não propietário para visualização dos recursos - flash e páginas de Internet;

            - Kit de Sistemas Digitais para implementação dos exercicios em laboratório.

 

 

 

Recurso 2

iTALC - Monitorização e Controlo de Sala da Aula

 

Tipo de Recurso: Software  

Lingua: Inglês

Licença de uso: GNU General Public License (Licença Pública Geral) 2.0

Autor(es): Tobias Doerffel

 

Descrição do recurso:

iTALC é um software livre para gestão da sala de aula, permitindo aos professores ver e controlar os computadores e interagir com os alunos. Suporta os sistemas operativos Linux, Windows XP, Windows Vista e Windows 7.

 

Alojamento do recurso em: iTALC

 

Critérios de selecção e sua fundamentação:

  • Prática pedagógica. Através do uso deste recurso o professor poderá boquear os computadores dos alunos possibilitando um maior controlo da sala de aula e a exposição de conteúdos directamente no compuador dos alunos permitindo desta forma maximizar a aprendizagem na sua exposição de conteúdos, excluíndo situações de distração habitualmente conhecidas como a utilização de outros softwares ou recursos pelos alunos. 
  • Apoio às actividades. Possibilita a visualização em tempo real da realização de actividades em sala de aula permitindo em tempo oportuno ao professor itervir de uma forma global (com toda a sala) ou de forma individual com os alunos.
  • Dinâmica da aplicação. Através da última versão é possível que um aluno através da sua casa ou qualquer outro lugar se possa ligar à sala de aula. Esta funcionalidade a meu ver é bastante importante e muito vantajosa, pois por exemplo imaginemos que um aluno fica doente e não tem possibilidade de comparecer à escola, de forma a não perder a progressão da matéria poderá ligar-se à sala de aula para acompanhar e realizar as asctividades a partir de outro lugar. Esta funcionalidade é possível através da criação de uma ligação VPN à rede escolar, ou à rede de suporte onde o professor emite o controlo de sessão. 
  • Concepção Gráfica. A concepção gráfica deste recurso está bastante agradável e de simples utilização.  
  • Acesso aberto e gratuito do recurso. O iTALC permite o acesso livre e gratuito.
  • Multiplataforma. O software está desenvolvido de forma a operar em várias plataformas de sistemas operativos como Linux e Windows, as mais utilizadas em educação.

 

Adaptações:

  • Linguagem utilizada. Tradução da lingua utilizada, o inglês,  para o português de forma a possibilitar uma melhor interacção com as funcionalidades.
  • Manual.  Criação de um manual rápido de instalação e configurações.

 

Actualizado a 21/12/2011


 

Planificação para uma atividade de aprendizagem

  • Descrição

        - Utilizando o recurso "Operações de álgebra booleana" referido anteriormente e sua planificação, será efectuada uma adaptação na utilização do iTALC.

 

  • Metodologias

    O Professor efectua uma breve abordagem inicial ao tema bloqueando todos os computadores dos alunos e transmitindo o recurso para difusão global. Ao mesmo tempo e caso exista esse recurso, utilizará um quadro multimédia interactivo ou videoprojector para uma melhor visualização.

    Após apresentação do conteúdo serão desbloqueados os computadores permitindo aos alunos durante 15 min. explorarem o recurso e expôr as suas dúvidas.

     As atividades disponibilizadas são concretizadas primeiramente de forma individual recorrendo o professor ao iTALC para controlar o desenvolvimento das tarefas de acordo com o tempo estabelecido.

    A realização das tarefas será implementada por parte dos diferentes grupos utilizando o computador numa primeira fase, onde os alunos enviam ao professor os trabalhos realizados utilizando para o efeito uma pasta partilhada na rede, onde o professor analisará e aplicará os seus critérios validando ou não as soluções válidas. Serão utilizadas mensagens individuais para cada grupo de forma a informar a conclusão com aprovação deste trabalho possibilitando a passagem para a implementação na parte prática em bancada de testes.

    Passando os alunos para a bancada de testes, os alunos deverão realizar a implementação do circuito resultante que após concluido será analisado pelo professor.

      

 

Considerações finais

    Através da pesquisa realizada para a realização desta actividade, permitiu-me a descoberta de imensos recursos que nem sabia da sua existência,  resultando de forma positiva a anotação de várias referências para eventuais práticas pedagógicas a desenvolver futuramente.

    Embora só dois recursos tenham sido focados neste post e que para mim foram os que se destacaram, as minhas escolhas para alés dos critérios evidenciados tiveram por base o contexto educativo que presentemente desenvolvo, a evolução tecnológica e também a duas condições que tomei de partida, apresentar um recurso segundo as licenças dás licenças Creative Commons e GNU  de acesso livre e gratuito. 

    Sem dúvida que o segundo recurso será uma mais valia inclusivé penso ser uma óptima referência para ser incluída no Plano Tecnológico das Escolas.

 

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