Escolha de 3 Repositórios REA Online

29-11-2011 03:31

Nesta fase, foi proposto a selecção de dois repositórios REA online. Seguindo este contexto as pesquisas desde logo começaram a ser efectuadas levando-me a seleccionar dois repositórios que acho bastante interessantes devido aos conteúdos disponibilizados e a sua politica de utilização.

 

1ª Escolha - CQ University Austrália

 

Neste repositório encontramos uma vasta lista de conteúdos e recursos REA, onde apresenta várias áreas de intervenção como imagem, vídeo, etc.

 

Segundo os "autor(es)" deste respositório, ele tem como sua grande finalidade permitir o acesso a várias ferramentas de forma a incentivar a participação no desenvolvimento de software open source.

 

Como a internet hoje em dia tornou-se num mudo muito vasto, através deste repositório será mais fácil identificar de maneira mais rápida aplicações ou recursos num determinado campo que pretendemos.

 

2ª Escolha - EducaNext

 

 

EducaNext é um serviço de apoio à criação e partilha de conhecimentos do Ensino Superior. Gostei particularmente deste repositório devido às suas características de partilhas de recursos neste contexto, não podemos esquecer que para acedermos a todos os seus recursos partilhados, o utilizador deverá efectuar o registo para se poder identificar perante alguma interacção numa partilha ou adaptação de recursos.
 
EducaNext promove a colaboração, permitindo:
1. participar numa Comunidades de Conhecimento
2. comunicar com especialistas em vários campos
3. troca de Learning Resources
4. trabalhar juntos na produção de material didático: livros, notas de aula, estudos de caso, simulações, etc
5. oferecer atividades educacionais distribuídos: palestras, cursos, workshops, discussões de estudo de caso, etc
6. distribuir conteúdo eletrônico sob licença.

Para quem pretende pesquisar num determinado tema ou campo de investigação, este será sem dúvida um bom repositório para o fazer, quanto à exposição do recurso como a pesquisa e partilha.

 

3ª Escolha - GEM Gateway to Educational Materials)

 

Repositório que fornece a professores e alunos um acesso rápido e fácil a milhares de recursos educativos, incluindo atividades, planos de aula, projetos on-line e itens de avaliação adequado para uso em sala de aula.

 

Este repositório talvez o que se destacou mais entre os três seleccionados numa vertente educacional, pois nele é possível encontrarmos imensos recursos vocacionados para a educação. Poderei mesmo afirmar que através de alguns recursos consultados neste repositório reformulei alguns planos de aula pessoais assim como a delineação de projectos quanto à sua metodologia e objectivos.

 

Enquanto efectuava esta pesquisa, numa das pesquisas descobri uma grande biblioteca da UNESCO sobre repositórios REA. Deixo então aqui o endereço, onde poderão aceder e consultar muitos mais repositórios onde uns são classificados como generalistas, outros sobre iniciativas nacionais e internacionais, entre outros, onde os repositórios aqui referidos também são figurados. 

 

 

https://oerwiki.iiep.unesco.org/index.php/OER_useful_resources/Repositories

 

 

 

Espero que gostem desta partilha!

 

Tópico: Escolha de 3 Repositórios REA Online

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário