Indicações para a Actividade 3

09-01-2012 02:15

 

TEMA 3 - Análise e Avaliação de Recursos Educativos online 

Duração: 03 de Janeiro a 06 de Fevereiro

 

Objectivos e/ou Competências a desenvolver:

  • conhecer alguns instrumentos para a avaliação de recursos educativos online, bem como o seu enquadramento e fundamentação;
  • elaborar uma grelha de análise e avaliação adequada a um determinado recurso educativo online seleccionado;
  • avaliar um recurso educativo online com base num conjunto de critérios explicitados e fundamentados.

 

Actividade 3 - Análise e avaliação de Recursos Educativos online

 

Fase 1 - 3 a 16 de Janeiro

O que fazer?

  • Explorar e refletir individualmente sobre os recursos indicados relativos a este tema; pesquisar outros recursos de interesse;
  • Elaborar um post no blog sobre os aspetos fundamentais da avaliação de Recursos Educativos Online. Esse post deverá ter uma dimensão aproximada entre 750 e 1000 palavras e ser acompanhado da tag/etiquetaare11.

Não se espera que os posts sejam resumos ou traduções sintetizadas dos recursos explorados ou pesquisados. Espera-se, antes, que reflitam uma maturação de aspetos essenciais desta problemática e uma elaboração pessoal coerente, fundamentada em autores e/ou materiais estudados. 

Nota importante: Todo o material de outros autores a que recorram na elaboração do post deve estar devidamente referido no texto (Autor, data). Nas referências bibliográficas, devem estar listados por ordem alfabética, com referência completa, todos os autores/recursos referidos ao longo do texto, e só esses. Não devem incluir nas referências bibliográficas finais autores e/ou recursos que não sejam referidos no texto.

Comentem alguns dos posts dos colegas. É um esforço adicional, mas receber o feedback de outros sobre o que publicamos é muito motivador e uma ajuda importante para a nossa aprendizagem.


Fase 2 - 16 de Janeiro a 6 de Fevereiro

O que fazer?

1) Selecionar um recurso educativo online para avaliar - este recurso deverá estar livremente acessível a qualquer utilizador, sem necessidade de registo ou instalação de software adicional;
2) Elaborar uma grelha de análise/avaliação original a aplicar ao recurso educativo online escolhido. 
Vai encontrar grelhas de avaliação no material disponibilizado que poderão servir como inspiração ou referência, mas não se pretende que construa uma grelha com a mesma dimensão e grau de complexidade (estas destinam-se a avaliar uma grande variedade de recursos e foram construídas por equipas ao longo de um período relativamente longo de tempo), Pretende-se, sim, que construa uma grelha original que seja adequada para avaliar o tipo de recurso educativo online que escolheu. Indique em que grelha ou grelhas se baseou para construir a sua.
3) Desenvolver a avaliação do recurso educativo online seleccionado;
4) Elaborar o relatório de avaliação do recurso educativo online.

O modo de publicação do relatório da avaliação é livre: blogue, wiki, página web, etc. Deverá indicar, no Fórum de apoio à atividade 3, o endereço onde pode ser consultado. Para além de outros aspectos que entenda incluir, este Relatório deve conter:

  • A identificação do recurso educativo online avaliado, bem como o endereço onde este pode ser acedido;
  • Uma breve descrição do mesmo;
  • Uma apresentação da grelha original elaborada, com breve justificação da sua estrutura e dos itens incluídos;
  • A grelha devidamente preenchida;
  • Uma avaliação descritiva global do recurso educativo online, com base na análise expressa na grelha e adicionando outros elementos considerados relevantes;
  • Outra informação que entenda ser relevante para explicitar e fundamentar a abordagem escolhida na avaliação do recurso educativo online.

 

Recursos