Licenças de Utilização Abertas (Creative Commons)

27-10-2011 18:53

 (Actualizado a 29/10/2011)

Na utilização e criação destes recursos temos de ter em conhecimento dos vários tipos de licenças existentes e suas finalidades. Assim, quem for o autor de um trabalho pode decidir quais licenças que melhor apoiam os objetivos a serem alcançados com a partilha dos materiais/conteúdos disponibilizados. A utilização destas licenças foram concebidas de forma a sustentar maior flexibilidade na partilha de conteúdos, permitindo modificações ou mesmo o uso comercial dos recursos.

 

Os REA's proporcionam uma excelente oportunidade para criar e partilhar materiais educacionais com o mundo. O Creative Commons é uma organização não-governamental que tem como objectivo a elaboração e manutenção de licenças livres que auxiliem na cultura de criação e partilha que tomou força com a expansão mundial da Internet. Hoje as licenças estão maduras, sendo que estas estão na sua  terceira versão, e foram adotadas e adaptadas por mais de 55 países.

 

Através de uma pesquisa achei bastante interessante o video que disponibilizo, pois nele está bem clarificada utilização destas licenças.

 

 

Conheça a Licença Creative Commons

 

"Não há uma licença única no Creative Commons. Em vez disso, existem vários tipos de licença, que permitem liberdades diferentes. A idéia por trás do Creative Commons é permitir que o autor entenda quais os seus direitos. É uma ferramenta que o ajuda a compartilhar suas obras e para que o usuário do recurso entenda quais direitos esta recebendo e de quais os usos que pode fazer de um recurso, sem jargões jurídicos complicados. Independente de qual licença você escolha, ela deve estar indicada claramente em algum lugar do material que você compartilhar."

 

As licenças aqui apresentadas estão ordenadas na ordem de menos para mais restritivas.

 

Atribuição

 (Attribution (BY))
 
 
Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.

 

Atribuição Uso Não-Comercial

(Attribution Noncommercial (BY-NC))

 

Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.

 

Atribuição - Não a Obras Derivadas

(Attribution No Derivatives (BY-ND))

 

Esta licença permite que outros adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença.

 

Atribuição - Partilha pela mesma Licença

(Attribution Share Alike (BY-SA)

 
 

Esta licença permite que outros adaptem, e criem obras derivadas ainda que para fins comerciais, contanto que o crédito seja atribuído ao autor e que essas obras sejam licenciadas sob os mesmos termos. Esta licença é geralmente comparada a licenças de software livre. Todas as obras derivadas devem ser licenciadas sob os mesmos termos desta. Dessa forma, as obras derivadas também poderão ser usadas para fins comerciais.

 

Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha pela mesma Licença

(Attribution Non-commercial Share Alike (BY-NC-SA)

 
 

Esta licença permite que outros adaptem e criem obras derivadas da obra original com fins não comerciais,  contanto que atribuam crédito ao autor e licenciem as novas criações sob os mesmos parâmetros. Outros podem fazer o download ou redistribuir a sua obra da mesma forma que na licença anterior, mas eles também podem traduzir, fazer alterações e elaborar novas histórias com base na original. Toda a nova obra feita com base na original deverá ser licenciada com a mesma licença, de modo que qualquer obra derivada, por natureza, não poderá ser usada para fins comerciais.

 

Atribuição - Uso Não Comercial - Não a Obras Derivadas

(Attribution Non-commercial No Derivatives (BY-NC-ND)

 
 
Esta licença é a mais restritiva dentre as seis licenças principais, permitindo redistribuição. Ela é comumente chamada "propaganda grátis" pois permite que outros façam download das obras e as partilhem, contanto que mencionem e façam o link ao autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem utilizá-la para fins comerciais.

 

Fonte

Licenças abertas e Creative Commons, EDUCAÇÃO ABERTA (2011)

Disponível em: https://educacaoaberta.org/wiki/index.php/Licen%C3%A7as_abertas_e_Creative_Commons (Consultado a 27/10/2011)

Tópico: Licenças de Utilização Abertas (Creative Commons)

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário