Recursos Educacionais Abertos
O que são Recursos Educacionais Abertos?
Os Recursos Educacionais Abertos (REA), ou OER (Open Educational Resources) em inglês, segundo Hilen (2006), “REA são materiais educacionais digitais disponibilizados de forma livre e aberta para a comunidade académica em geral, que os utilizam para o ensino, aprendizagem e pesquisa.” Este termo apareceu pela primeira vez numa conferência da UNESCO em 2002.
Para além da definição citada por Hilen, poderemos encontrar outras que se complementam, tais como:
“The open provision of educational resources, enabled by information and communication technologies, for consultation, use and adaptation by a community of users for non-commercial purposes” (UNESCO, 2002)
“Open educational resources are materials used to support education that may be freely accessed, reused, modified and shared by anyone” (Stephen Downes, 2011)
Assim sendo, segundo a OCDE, estes recursos podem ser de três tipos :
- Conteúdos de aprendizagem
Os conteúdos de aprendizagem sustentados em REA, envolvem cursos completos, módulos de conteúdo, objetos de aprendizagem, coleções, jornais, revistas entre outros;
- Recursos de implementação
Estes recursos de implementação revelam-se em formas de licenciar os REA para a distribuição aberta de conteúdos, descrição de boas práticas, adaptação e localização de conteúdo;
- Ferramentas
Quando nos referimos a ferramentas no mundo dos REA, referem-se a softwares de base ao desenvolvimento, (re) utilização e distribuição de conteúdos de aprendizagem. O software, também, fornece apoio à pesquisa e organização, ferramentas de desenvolvimento, conteúdo e gestão de comunidade de aprendizagem online.
Em suma, os recursos educacionais abertos são recursos vocacionados para o ensino, aprendizagem e pesquisa, disponibilizados de forma livre e aberta para toda comunidade. Eles são compostos pelos conteúdos digitais de aprendizagem, ferramentas de apoio ao desenvolvimento e uso destes conteúdos, bem como recursos necessários para a disponibilização de uma forma livre a aberta.
Fonte:
Downes, Stephen (2011). Open Educational Resources: A Definition. Half an Hour.
Disponível em: https://halfanhour.blogspot.com/2011/07/open-educational-resources-definition.html
HILEN, J. Open Educational Resources: Opportunities and Challenges. OECD’s Centre for Educational Research and Innovation.
Disponível em https://www.oecd.org/dataoecd/5/47/37351085.pdf
Tópico: Recursos Educacionais Abertos
Não foram encontrados comentários.