Virtual enquanto forma e conteúdo

26-10-2011 11:45

 

Como referido no PowerPoint “O Virtual”, ao ensinar no virtual, não podemos somente utilizar ferramentas e aplicativos, (…) mas principalmente saber utilizar esses aplicativos, softwares, interfaces como forma e conteúdo. Tendo em mente que a forma remete aos recursos técnicos que se apresentam, e o conteúdo a como as possibilidades que esses recursos técnicos apresentam em cada aplicativo, a nossa busca por uma solução vitoriosa neste âmbito deve estar em torno do tema: os recursos educativos virtuais e o seu conteúdo e forma. Tem que haver evolução da parte do professor, pois a mera transposição do físico, do ensino tradicional para o digital não terá impacto nem sucesso perante esta geração tecnológica. 

 

(Actualizado a 06/11/2011)

Assim sendo, e em forma de sintese:

  • O virtual enquanto forma, diz respeito aos softwares, aplicativos, etc, que são utilizados no computador, ou seja, são todos os recursos técnicos que se apresentam. Por exemplo: um editor de texto.
  • O virtual enquanto conteúdo, são as possibilidades que esses recursos técnicos apresentam em cada aplicativo para facilitar e potencializar o aluno. Por exemplo: a barra de desenho, dentro do editor de texto.

 

Fonte

Daniela Melaré, O Virtual (2008)

Disponível em: https://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=1319321 (Consultado em 26/10/2011)

Tópico: Virtual enquanto forma e conteúdo

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário