Reflexão final

21-02-2012 03:20

Após a conclusão desta Unidade Curricular, o balanço final que faço é bastante positivo, apesar de inicialmente existirem dúvidas relativas à maneira como iria decorrer, devido a nunca me ter debruçado os temas debatidos, julgo ter correspondido positivamente aos conteúdos nela lecionados.

 

Tenho de salientar que através dos conteúdos abordados permitiram-me obter competências no seio da investigação focada no ensino, onde considero que estas aprendizagens realizadas serão de grande utilidade para o desenvolvimento e elaboração do próximo passo deste mestrado, a dissertação de mestrado, e me permitirão futuramente abordar metodologias de investigação na educação de uma outra forma que até aqui desconhecia. Através do desenvolvimento desta UC foi-me possível debruçar, analisar e pesquisar sobre os temas focados destacando o trabalho realizado e as seguintes conclusões:

  • Criação de um e-Portefólio onde fosse enquadrado todo o desenvolvimento desta UC, refletindo criticamente sobre o percurso pessoal e seu enquadramento;
  • Proceder a uma revisão da literatura sobre um dado campo, analisando criticamente a informação pesquisada;
  • Realização de um projeto de uma investigação em Educação recorrendo a um grupo de trabalho colaborativo;
  • Realização de pesquisas e selecionar a informação relevante para os contextos evidenciados;
  • Selecionar e aplicar métodos e técnicas de investigação, tendo em conta os objetivos da investigação;
  • Proceder à análise e interpretação dos dados recolhidos numa investigação;
  • Analisar criticamente o relatório de uma investigação, quer por colegas deste mestrado, quer em literaturas facultadas nas diversas atividades;
  • Adoptar uma postura ética na atividade investigativa.
 
Evidenciando as tarefas especificamente realizadas ao longo deste semestre a MIE, foram de forma diversificada:
  • Leitura e pesquisa individual;
  • Trabalho de grupo, utilizando maioritariamente o skype e fóruns destinados para o efeito;
  • Participação nos fóruns;
  • Criação e atualização de um e-portefólio.

 

Como já vem sendo hábito o trabalho colaborativo é de extrema importância. A criação de um grupo de trabalho, InFiore, com os colegas  Miguel Coelho, Maria Lisete Lapa, Sónia Santos e Susana Fonseca, foi de grande contributo não só para o meu enriquecimento pessoal mas sobretudo para a realização desta UC. Foi uma equipa de trabalho excelente, não só na realização das tarefas que teriam de ser desenvolvidas de forma colaborativa, como na entreajuda demonstrada durante todo o decorrer deste processo.

 

Relativamente à minha prestação ao longo desta UC, considero que não consegui dar o meu melhor devido a inúmeras situações profissionais que ocorreram durante o decorrer desta Unidade Curricular, contudo, penso que de uma forma positiva consegui alcançar os objetivos definidos.

 

Gostaria antes de concluir este portefólio de referir que de todos os temas estudados e analisados o que me criou maior interesse foi sem dúvida este último, a Investigação Aplicada sobre o Desenho (DBR).

 

Só me resta agradecer ao Professor António Moreira pelo apoio constante, respondendo a dúvidas e propondo soluções, que foi extremamente importante para o sucesso de todo o processo durante todo o desenvolvimento desta Unidade Curricular e Colegas, especialmente à Lisete Lapa, Susana Fonseca, Sónia Santos e Miguel Coelho pelo excelente trabalho em equipa desenvolvido.

 

Bom trabalho a todos,

Nelson Sovela